terça-feira, 31 de maio de 2011

Nova receita de células-tronco é promissora para doenças relacionadas ao sangue

Sangue novo: pesquisadores cultivaram uma célula-tronco embrionária rara em número suficiente para vê-las trabalhar (verde) em vasos sanguíneos danificados (vermelho), neste caso na retina de um rato diabético



A empresa Advanced Cell Technology, de Massachusetts, anunciou que está cultivando uma grande quantidade de um tipo raro de célula-tronco embrionária humana, que pode se transformar em sangue e vasos sanguíneos. Ao serem injetadas em camundongos, as células se reuniram ao redor de vasos sanguíneos danificados nos olhos, coração e membros, e aparentemente reconstruíram o tecido machucado. A empresa planeja pedir aprovação no final do próximo ano para conduzir experiências com a versão humana dessas células, os hemangioblastos.

Se as células forem capazes de substituir aquelas danificadas nos vasos sanguíneos, podem levar a novos tratamentos para doenças relacionadas à interrupção do fluxo sanguíneo, incluindo ataques cardíacos, derrames e complicações do diabetes. 

Os pesquisadores acreditam que os hemangioblastos existem por um breve período no desenvolvimento embrionário, durante o qual dão origem a tecidos de formação do sangue no corpo. “Teoricamente, seria a célula ideal para reparos vasculares”, afirma Mervin Yoder da Indiana University School of Medicine in Indianápolis, e que não participou do estudo. 

Outras equipes de pesquisa já haviam descoberto hemangioblastos em camundongos e células embrionárias humanas, assim como na medula óssea humana de adultos e no sangue do cordão umbilical. No entanto, não conseguiram coletar a quantidade suficiente para avaliar as propriedades regenerativas das células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário